domingo, 20 de novembro de 2011

15/11/2011 - Aniversário do GRUPO PARACAJU !!!!!

Aniversário do PARACAJU


No último feriado, do dia 15 de novembro, comemoramos os 5 anos do grupo.
Nossa festa foi no sítio da Maísa, onde chegamos pela manhã e fomos recepcionados por Fátima e Ivan.
Após um delicioso café; nos dirigimos até a Capela de Nossa Senhora das Graças para entregar a Ela este nosso dia tão especial.
Depois nos reunimos em círculo e fizemos alongamento, massagem, relaxamento orientados por Liliane, Maísa e Fátima. O que me marcou neste momento foi: parar um pouco, refletir, escutar o canto dos pássaros e por fim fomos levados a pensar sobre a nossa importância no mundo; que um simples abraço ou um aperto de mão faz toda a diferença ...
Este dia foi cheio de atividades como peteca, vôlei, futebol de sabão, piscina ...
Ao final da festa o mais importante foi a conclusão de que quando temos amigos pela fé, não importa chuva, lama.
 Este dia será lembrado por muitos e muitos anos ...
Ao Grupo Paracaju o meu Muito Obrigada pelo carinho, amizade e acolhimento!
PARABÉNS PARACAJU! Que esta data se repita por muitos e muitos anos
Teresa Cristina

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reunião dia 05/11/2011 - Fé



No último sábado, dia 05/11/2011, tivemos mais uma reunião do grupo PARACAJU, dando prosseguimento ao projeto de preparar os integrantes do grupo para desenvolverem sua oratória e ministrar palestras. E, neste importante dia, foi a vez de nossa amiga Cibele Cristina fazer a sua, comecemos chamando,  palestra, que humildemente aqui será relatada.
O tema escolhido, o qual não poderia ser menos em voga nestes tempos hodiernos, foi Fé, palavra que, constitui-se somente de duas letras, porém cuja dimensão transcende àquilo que o ser humano possa compreender.
Durante a explanação, entendemos conceitos aparentemente próximos, porém com significados distintos, tais como “fé” e “crença”, que podem ser tidos e vistos liricamente como, respectivamente, uma árvore e um de seus galhos.
Foi dito também a importância de mantermos dentro de nós a Fé sempre ardente, como uma luz que nunca se apaga, por pior que seja a escuridão à sua volta, ou desesperadora a situação. Houve ainda momento de emoção, pois enquanto falava, Cibele acabou relembrando passagens de sua própria vida, e de situações não-planejadas por ela, mas que se concretizaram pela obra de Deus, permeando de sinceridade e comoção aquele momento.
Não obstante, enquanto o tema era exposto, todos se mostraram atentos às palavras ali proferidas, não só pela coerência das mesmas, mas também pela voz daquela intrépida jovem que nos falava, a qual se manteve gentil e compreensível todo o tempo, denotando louvável oratória, empregada em belo projeto de evangelização.
Indubitavelmente, toda e qualquer coisa que se falasse sobre o tema, independente do volume, seria pouco em face da extensão que este assunto tem em todo e qualquer cristão, e até mesmo naqueles que, por motivo ou outro, ainda não expressaram ao mundo sua cristandade. Ainda assim, se fosse plausível confeccionar uma conclusão para as palavras ministradas naquela tarde, quase noite, de sábado, não seria outra, senão, dizer que a Fé é a força incomensurável que brota no coração de cada um de nós, como presente de Deus, para que todos os dias saibamos observar o céu com confiança de que o amor que Deus tem por nós é ainda mais extenso do que aquele azul que nossos olhos enxergam com admiração.
Por fim, disse eu inicialmente chamaria o ocorrido de ‘palestra’, pois era o combinado durante o projeto, formar palestrantes. Porém, respeitosamente, chamarei “apenas” de mensagem, por entender que não foi somente um alimento para a cabeça (como se espera de uma palestra), e sim um alimento direto ao coração.
A moça que nos passou esta, que eu chamo, mensagem sobre Fé, mora em outra cidade e isto faz com que suas visitas a nosso grupo sejam, infelizmente, raras, porém jamais deixam de ser agradáveis. Em nome do grupo PARACAJU, que me confiou a missão desta resenha, deixo sinceros agradecimentos pela mensagem de Fé que nos foi dada neste último sábado, 05/11/2011.



                               Helder de Carvalho 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reunião dia 22/10/2011 - Seguidores de Cristo

Seguidores de Cristo
 
   Neste sábado dia 22 de outubro, refletimos sobre tomar a nossa Cruz e seguir Cristo.
   Neste mês das missões, foi muito importante refletirmos sobre este tema.
   Quando falamos em tomar a cruz, logo pensamos em sofrimento. De fato, todos nós temos sofrimentos, angústias, tristezas; mas em nenhum momento Cristo nos prometeu que seria diferente.
   Cristo nos ensina a olhar para o sofrimento de cada dia com um olhar diferente. A nossa cruz tem valor de salvação, para nós e nossa família.
   Essa reflexão foi trazida ao nosso grupo por Jordane e Lecyandro.
   Fizemos uma dinâmica, escrevemos em uma folha palavras que resumiam de que precisamos para seguir Jesus e ao final fizemos um barquinho; demonstrando que seguir Jesus nunca será possível sozinhos, precisamos sempre uns dos outros.
"Para compreender o mistério da cruz é necessário estar com os olhos voltados para o Alto. A partir de hoje, comecemos a ver os sofrimentos e a cruz de maneira diferente; a cruz, verdadeiramente, é salvação em nossas vidas."
 


Teresa Cristina

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reunião dia 15/10/2011 - O pecado e Reconciliação

O pecado e Reconciliação

No dia 15 de outubro de 2011 o grupo Paracaju teve a oportunidade de refletir sobre o tema pecado. Pecado, palavra que usamos tantas vezes ao recitar uma oração, nas missas ou ao conversarmos com Deus, é uma realidade que, apesar de tão presente em nossa vida, é pouco pensada. Esse momento foi especial pois, a coordenadora do grupo, Liliane Faria, preparou um momento que mesclou formação, oração e partilha. Inicialmente, ela falou-nos sobre os ensinamentos da Igreja acerca do pecado, deixando clara a mensagem consoladora de que Deus é bom e rico em misericórdia. Deus enxerga o homem de forma diferente, Ele vê além de nossas aparências e defeitos. Fizemos um momento de exame de consciência individual com o convite à experiência do sacramento da Reconciliação. Ao final da reunião, resgatamos nossos sentimentos e ideias em comunidade, através de uma partilha. Sem dúvida é sempre bom criarmos a consciência de que nós, cristãos, precisamos melhorar a cada dia, pecar menos, sermos mais santos. Melhor ainda é saber que podemos contar com Deus e com seus amados!

Luiz Gustavo


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reunião dia 08/10/2011 e 12/10/2011 - Dia das Crianças

DIA DAS CRIANÇAS 

Neste último sábado, dia 08 de outubro, o grupo se reuniu para preparar as sacolinhas de doces e brinquedos para o dia das Crianças.
No dia 12 de outubro, nos reunimos pela manhã, para a distribuição das doações. Antes de sair, fizemos uma oração colocando o nosso dia nas mãos de Nossa Senhora Aparecida.
Foi com muita alegria, buzina, balões,...; que nos dirigimos aos bairros Morro de Santa Cruz, Grão Pará e Padre Libério.
Antes de entregar os brinquedos e sacolinhas, Marília fez oração com as crianças, elas se organizaram em fila para receber os brinquedos.
Foi um dia muito especial, através das doações e ajudas, conseguimos trazer em nossos corações o sorriso e a alegria dessas crianças.
Foi muito gratificante para todos do grupo, o nosso dia das crianças foi maravilhoso! 
Obrigada a todos que colaboraram com a Campanha. 
Que Deus abençoe a todos! Viva Nossa Senhora Aparecida!



domingo, 9 de outubro de 2011

Reunião dia 01/10/2011 - São Francisco de Assis


São Francisco de Assis

Nossa reunião deste sábado, 01 de outubro,  foi conduzida pela dupla Naiara e Helder.  
A palestra deles foi sobre a vida de São Francisco. Contaram desde a infância até os últimos momentos deste querido Santo.
Ainda jovem,  Francisco falava a todos: “ O mundo inteiro ainda falará de mim”!
Que alegria temos em conhecer sobre o exemplo de São Francisco, e quanto sua vida se parece com a de Jesus.  Ele afastou-se do mundo e entregou-se a Deus!
Por intercessão de São Francisco, peçamos ao Senhor que nos faça instrumento de Vossa Paz!

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.



Teresa Cristina

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Reunião dia 03/09/2011 - Humildade


Os Três passos para desenvolver a humildade:
1° Pensar em todas as suas qualidades e reconhecer que elas são frutos de Deus;
2° Se colocar como filha(o) amada(o) de Deus, e lhe confiar sua vida;
3° Praticar a mansidão.  


O Tema da reunião do grupo no dia 03/09/2011 foi humildade.  Ana Paula Santos e Tereza  Cristina conduziram tão belamente a reunião explicando que a palavra humildade vem do latim húmus que significa ”filhos da terra”. Que quem esta perto da terra corre menos risco de desequilibrar e que ser humilde não significa ser bobo, se humilhar. É lutar para ter suas conquistas sem passa por cima dos outros é saber falar sim e não no momento certo.
Tereza ainda ressaltou que o maior exemplo que temos de humildade é Maria que mesmo sabendo que seria mãe do filho de Deus nunca se vangloriou disso. E no momento da anunciação ela disse o seu sim, falou com o anjo Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. 
Um momento muito bonito também foi quando as meninas pediram para dar as mãos ao colega do lado, se desligar do mundo e orar por ele. Colocar a vida dele nas mãos de Deus.

             “Sê como a árvore do Sândalo, que perfuma até o machado que a corta”

Ana Paula Barros

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Reunião dia 27/08/2011 - Cura


CURA

     Cura interior é a restauração de nossa personalidade, a chave para a cura plena de uma pessoa. Cada dia é um dia de surpresas que o Senhor nos reserva para colher d'Ele mesmo o caminho de cura que necessitamos trilhar. Podemos confiar e nos abrir sem medo à ação do Espírito Santo, pois, Ele trabalha para o nosso bem e nosso crescimento. Todos nós temos uma história e ela é o caminho para nos conhecermos melhor e trilharmos um rumo, tanto de cura como de crescimento, em nossas vidas.”
     Nosso encontro no último sábado do mês de agosto, foi sobre esta partilha tão interessante – CURA. Felipe Souza que conduziu tão bem a nossa reunião nos mostrou a diferença da palavra Cura no dicionário e no Catecismo da Igreja Católica.
     Felipe propôs que os participantes do grupo refletissem; entramos em um momento de oração e por meio da intimidade com o Senhor o Espírito Santo agiu em nossa imaginação e pensamentos; deixamos os problemas e os pensamentos ruins do lado de fora e por um tempo me concentrei neste processo de cura.
     Felipe ainda ressaltou que não conseguimos nos desfazer do mal sozinho; na verdade precisamos é contar com a graça Divina. Quanto mais nos tornamos amigos de Deus, tanto mais experimentamos o Seu amor por nós e mais O amamos.

Deus é amor!

Teresa Cristina