quinta-feira, 20 de setembro de 2012

15/09/2012 - Nossa Senhora da Piedade

No último dia 15 de setembro, nossa querida amiga, Jordane, compartilhou conosco um pouco sobre Nossa Senhora da Piedade, que segundo ela, é conhecida também como Nossa Senhora das Dores.
Primeiramente, pudemos contemplar a imagem de Nossa Senhora da Piedade, na qual nossa mãezinha está sentada, com o corpo do Filho divino morto ao colo. É uma bela representação de compaixão, não apenas para com seu filho Jesus, mas para com todos nós que também fomos eleitos seus filhos. Em seguida, a Jordane nos contou que a devoção a Nossa Senhora da Piedade fez com que várias igrejas em todas as partes do mundo fossem construídas em sua homenagem e que ela tornou-se padroeira de diversas cidades, inclusive a nossa, Pará de Minas. Ela nos contou também de uma aparição muito especial de Nossa Senhora, principalmente para nós mineiros, que aconteceu próximo a serra conhecida hoje como Serra da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte, município de Caeté. A Mãe de Deus foi vista com o Menino Jesus nos braços por uma menina muda de nascimento, que segundo a tradição, recuperou a fala mais tarde. Por isso, em 1958, Nossa Senhora da Piedade tornou-se padroeira do Estado de Minas Gerais.
Depois, nos dividimos em pequenos grupos para refletirmos e discutirmos sobre as sete dores de Maria, que nos lembram os momentos de sofrimento e entrega de Maria ao seu Senhor. São elas:

1- A profecia de Simeão - Lc 2, 35
2- A fuga com o Menino para o Egito - Mt 2, 14
3- A perda do Menino no templo, em Jerusalém - Lc 2, 48
4- O encontro com Jesus no caminho do calvário - Lc 23, 27
5- A morte de Jesus na cruz - Jo 19, 25-27
6- A lançada no coração e a descida de Jesus da cruz - Lc 23, 53
7- O sepultamento de Jesus e a solidão de Nossa Senhora - Lc, 23, 55


E para terminar, assistimos ao seguinte vídeo que mostra as sete dores de Nossa Senhora e nos faz refletir sobre nossas dores e dificuldades, que se tornam muito pequenas diante do sofrimento de Jesus:


É lindo vermos a serenidade e sabedoria de Maria para lidar com cada uma dessas situações de dor, sofrimento e angustia. Que a exemplo dela, nos entreguemos inteiramente a Deus para passarmos por nossas dores, sofrimentos e lutas com muita força e coragem. Que ela interceda sempre por nós, sorrindo para nós no perigo, chorando conosco na dor, aliviando nossas tristezas e santificando nossas alegrias. Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós!

Esther Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário