sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

12/01/2013 - Meus planos e os planos de Deus

O homem planeja seu caminho, mas Deus dirige seus passos (Provérbios 16:9)

Na primeira reunião do ano de 2013, fizemos uma oração inicial com um animado momento de louvor. Em seguida foi dada a palavra a nosso amigo Fell que iniciou uma reflexão sobre esse momento de transição de ano novo, vida nova. Pediu para lembrarmos uma música típica de fim de ano e foi cantada a música: Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realiza no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender. Depois da cantoria, fizemos uma reflexão dessa música, que para nós católicos, esquece-se de mencionar, enfatizar Deus, a questão espiritual e sim prioriza a posse do dinheiro, gerando assim vários comentários e questões se o dinheiro é sim o que importa neste novo ano. Para nós, é claro que o dinheiro é necessário e útil, mas que devemos ressaltar Deus como sendo primordial em nosso existir.
Em seguida, Fell distribuiu para os presentes a letra da música BARCO A VELA de Eliana Ribeiro, e todos cantaram a mesma. A música é clara ao dizer que nós planejamos nosso caminho, mas é Deus quem dirige nossos pés. De nada adianta, nós planejarmos, fazermos projetos seja eles quais forem. Se eles não forem os planos e projetos que Deus tem para a vida de cada um de nós.
Fell colocou três perguntas chaves para fazermos em nossos projetos, quais sejam:
·         O que estou fazendo?
·         Pra que serve (contribui para o meu sonho)?
·         O que eu ganho com isso?

Prosseguiu com a abertura das cartas de quem estava presente que foram escritas no início do ano passado com propósitos para o ano novo e que foram guardadas para leitura um ano após.
Com isso cada um dos presentes ganhou uma folha em branco para escrever uma carta com propósitos para este ano de 2013 que se inicia e depois colocaram em uma caixa que ficará guardada até o inicio do ano que vem, em 2014, quando será aberta e lida as cartas escritas.

Palavra de Deus para nosso coração
Procuremos aproximar de Deus sempre, incluí-Lo em nossos objetivos, nossas decisões e deixá-Lo controlar a nossas escolhas e planos, para que você tenhamos êxito e possamos dizer que o seu ano foi vitorioso, mesmo que você não tenha realizado todos os seus projetos como queria e almejava, mas que tendo uma comunhão com Deus teremos uma vida transformada.

Conclusão: sonhe sim, planeje sim, faça projetos sim para sua vida, mas antes de tentar realizar qualquer coisa, pergunte para Deus se ele está de acordo. Se é por aquela direção que seus pés devem seguir. 
Encerramos com a oração na nossa roda do grupo de sempre.


Ana Paula de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário