quinta-feira, 31 de outubro de 2013

26/10/2013 - Lumen Fidei

Lumen Fidei – A luz da Fé

No sábado, dia 26 de outubro de 2013, um começo de noite de muito calor já sob o rito do horário de verão, tivemos mais uma reunião do Grupo Paracaju. Esteve conosco o nosso amigo Luiz Gustavo que explicou-nos um pouco acerca da Lumen Fidei, a primeira Encíclica do Papa Francisco, a qual começou a ser inscrita pelo Papa Bento XVI.
Entendemos um pouco sobre o que é uma Encíclica, uma obra que assemelha-se uma carta do Pontífice aos cristãos, sobre um determinado assunto, porém extensa como um livro. Em outras palavras, é um recado direto aos cristão, uma convocação à reflexão e prática dos ensinamentos.
A Encíclica que estudamos é muito especial, pois trata da Fé e de sua transmissão. Todos nós podemos aprender Matemática, Química, Física ou qualquer outra ciência de forma eficaz através de livros. Mas não é possível “aprender” a Fé. O Papa Francisco explica esta transmissão de uma forma interessante ao dizer que não adiantaria um livro de milhares de páginas se não houver uma doação do individuo, o sentir a Fé dentro de si como um todo, um empirismo perfeito para a comunhão com Deus.
Vimos que esta transmissão dá-se através do Decálogo e dos 7 Sacramentos e fizemos, em grupo, uma reflexão sobre os aspectos da transmissão da Fé nos dias de hoje, como transmiti-los em meio ao mundo globalizado em que vivemos, utilizando veículos de comunicação como redes sociais para lançar a semente.
Foi uma reunião muito proveitosa pois tomamos contato mais aprofundado com um instrumento de comunicação utilizado para aproximar ainda mais o Papa e o povo, bem como uma reflexão sobre o nosso papel de sal da terra e luz do mundo, espalhando a palavra de Deus.
Mais do que uma outorga de valores e conhecimentos, a transmissão da Fé é a materialização de nossa comunhão com Deus, a qual não é possível explicar e sim sentir, para ter o seu interior tomado e a vida para sempre transformada.


Hélder de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário