quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

18/01/2014 - Batismo

Para todos aqueles que acessam o blog do Grupo de Jovens Paracaju, sejam todos bem vindos. Essa semana fui convidado para falar um pouco sobre a reunião ocorrida no dia 18 de janeiro de 2014, cujo tema foi O Batismo. A reunião foi ministrada pelo nosso amigo Marcelo que falou com bastante propriedade sobre o tema. Nós iniciamos o encontro pedindo em oração pelo palestrante da noite, logo em seguida ele introduziu o tema falando que quando uma criança é batizada, ela é apresentada como novo membro da comunidade de Deus, o batismo é o selo que marca essa criança, assim como a certidão de nascimento reconhece uma criança perante a sociedade. 
Marcelo explicou todo o ritual do batismo, iniciado pela missa e a apresentação da criança, o sinal da cruz, a invocação dos santos, a unção com o óleo, a profissão de fé, a água, a veste branca, a vela, a éfeta e a consagração à Nossa Senhora e o certificado que serve como recordação desse momento tão importante na vida de toda criança, e foi levado para todo o grupo ver o óleo do batismo, um exemplo do certificado e da certidão de batismo, que é exigida quando uma pessoa vai se casar ou se tornar padre.
Ele também citou o quanto é importante escolher bem os padrinhos da criança já que a igreja não permite que pessoas em segundo casamento, sejam padrinhos, pois eles têm que dar exemplo de acordo com o que diz a Igreja Católica, os padrinhos são quem ajudarão os pais a educar as crianças na fé cristã e também na falta deles.
Por isso é importante que nós afilhados valorizemos, cuidemos e sempre rezemos por nossos padrinhos, pois eles têm grande importância na nossa história como cristãos, e nós, quando um dia formos padrinhos de alguma criança que nós possamos também dar bom exemplo pra elas, e quando nós tivermos nossos filhos, possamos escolher bem aqueles que nos ajudarão a educá-los na fé cristã.
Marcelo passou três vídeos deixando três importantes mensagens para todos como cristãos e como pessoas da comunidade. A primeira mensagem era de um trecho do filme Clique que nos mostra que nós devemos valorizar, cuidar e estar próximos das pessoas a nossa volta enquanto elas estão aqui, principalmente nossos pais que precisam tanto de nossa atenção e as vezes num mundo tão corrido, nós esquecemos de estar mais próximos deles e curti-los mais. O segundo vídeo deixou a mensagem que não importa a situação, nos momentos mais difíceis, quando achamos que não tem mais jeito e que tudo está perdido, Deus nunca nos abandona e sempre está conosco para nos amparar e proteger.
Já o terceiro vídeo deixou uma mensagem com a música Campeão de Chitãozinho e Xororó, para que nós valorizemos mais a nossa vida, pois muitas pessoas com muito mais dificuldades que nós dariam tudo para estar em nosso lugar e a cada dia são verdadeiros exemplos para a sociedade e como diz a música “O destino está em suas mãos, sua força é a corrente que move a nação. Você já é um campeão.”
Para finalizar o tema houve um momento de partilha, onde todos puderam expor suas opiniões, e quem levou fotos, roupas e outras lembranças do batismo mostrou para todos os membros presentes verem.
Por fim os representantes do Cursilho de Divinópolis que visitaram nosso grupo se apresentaram como novos membros da coordenação e esporam suas ideias e projetos, também foram dados os avisos sobre a missa do grupo e a gincana da pastoral da juventude.
Encerramos assim mais uma reunião fazendo a oração final e os pedidos em especial e pedindo a Deus que abençoe nossa semana e pra fechar com chave de ouro a tradicional corrente que simboliza a união do Grupo Paracaju.
Agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre a reunião desse dia.
Tenham todos uma excelente semana.



Frederico Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário