terça-feira, 7 de setembro de 2010

Reunião dia 04/09/2010 - A centralidade da Família

No último sábado, dia 04 de setembro de 2010, nosso grupo realizou mais uma reunião, para discutirmos um tema de fundamental importância: “A família”. A palestra foi conduzida pela jovem Bianca Alves que falou sobre a centralidade da família na sociedade e sua necessidade na vida do jovem. Ao final da reunião Liliane e Maísa promoveram uma reflexão, a partir da música Abraço de Pai. Finalizando, alguns recados foram dados, em especial sobre a campanha de arrecadação de brinquedos e doces para o dia das crianças que o grupo realizará mais uma vez.

Em uma formação de Dom Eurico dos Santos Veloso, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG), ele nos fala claramente de como Jesus deseja a permanência da família como unidade básica da sociedade: ´O relato de São João sobre as Bodas de Caná (cap. 2,1-11) mostra claramente como Jesus valoriza a família. Foi o Seu primeiro milagre, abençoando com Sua presença os noivos, que pretendiam iniciar uma nova família. Ele quis iniciar o anúncio do Reino em um casamento, mostrando que a família é importante para Ele. Falta o "vinho" para as nossas famílias. Esse "vinho" é o amor.
É preciso que cada membro da família se esforce. Que os pais assumam verdadeiramente o seu papel. Apesar de ser bem árdua a tarefa dos genitores no mundo de hoje, não se pode desanimar. É necessária e urgente a ação paterna. O jovem é, por natureza, rebelde, quer ser independente. Desperta para o mundo e seus problemas e questiona tudo. Mas os pais precisam participar de sua vida, de uma maneira ou de outra, porque, mesmo errando algumas vezes, ainda assim, estes [os pais] têm capacidade de orientar e ajudar os filhos. Não podemos deixar tudo por conta dos companheiros, da escola, da sociedade ou de sua própria solidão. Muitas vezes, os pais se sentem impotentes. Muitas vezes, achamos que já fizemos tudo e que nada conseguimos. Entretanto, esforçando-nos ao máximo, dando o melhor de nós por uma família mais feliz, estaremos enchendo de "água" a nossa "talha". E a Santíssima Virgem Maria já estará falando com o Filho: "Eles não têm vinho". E Jesus virá nos transformar, transformar a nossa "água" em "bom vinho", transformar a nossa dificuldade em vitória.”

Luiz Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário