domingo, 22 de janeiro de 2012

21/01/2012 - Missão do Jovem na Igreja, na Comunidade e no Mundo

         No sábado, 21 de janeiro do corrente ano, reuniu-se o Grupo Paracaju em seu local de costume para dar início a mais uma reunião. Depois de duas emocionantes reuniões este ano, nos dias 07 e 14, onde, respectivamente,  primeiro homenageamos nosso amigo e irmão Luís Gustavo que deu um passo importante para seguir sua vocação, e depois já na reunião seguinte, abrimos nossos tão importantes papéizinhos de ano-novo, os quais trazem os desejos e esperanças que temos para realizar a cada ano que se inicia, e conferimos o que foi realizado, e o que precisará de perseverança para ser buscado em 2012. Passado isto, foi a hora de realmente começar o grupo de 2012.
         E o começo foi de fato abençoado. Tivemos a presença de Fabiana Paulino, recém chegada da linda e mística Irlanda,  chamada terra dos duendes e também da família do poeta Morrissey. Nossa querida amiga veio nos falar sobre a “Missão do Jovem na Igreja, na Comunidade e no Mundo”. E assim o fez de forma magistral, com belas imagens no computador e algumas reminiscências tristes, mas mesmo assim belas sobre sua família.
        Sempre eloqüente e gentil em suas palavras, contou-nos testemunhos de sua viagem, e de como a fé é vista e professada em outros países. Deu-nos um belo exemplo sobre como evangelizar pode mudar a vida de alguém, como quando explicou a uma jovem sobre o significado de imagens de Cristo ao longo de sua vida. Tais imagens poderiam certamente passar batidas para quem já faz parte da Igreja, mas para alguém que ainda não havia encontrado-se verdadeiramente com Jesus, tais explicações podem fazer uma diferença incrível.
        Não obstante a isto, vimos ainda um pequeno vídeo, contando a história de dois garotos passeando pelo campo que deparam-se com um homem pobre ao fundo trabalhando duramente em meio ao frio. Em determinado momento, um dos garotos vê que as botas do trabalhador estão junto à estrada, e sugere escondê-las para ver o homem desesperar-se, pois acharia isso engraçado. Mas, o garoto mais velho que o acompanhara, percebendo-se do quão cruel seria a brincadeira, sugere ao invés disso, colocar uma moeda em cada bota. Feito isto, qual não foi a surpresa ao ver o homem ajoelhar-se e orar a Deus em agradecimento de quem o havia ajudado... Na humilde opinião deste que escreve estas palavras, a grande mensagem deste dia foi se nós somos mais parecidos com o garoto que pensa em esconder as botas, ou com aquele que caridosamente deposita moedas, como que se estendesse as mãos ao irmão necessitado...
          Por fim, nossa amiga Fabiana nos proporcionou ainda um momento profundo de reflexão e meditação, de mãos unidas e olhos fechados, sobre como estamos agindo, como temos sido jovens na Igreja e na Comunidade, em silêncio, somente nós, Nossos corações e Deus. Tais momentos são emocionantes, e sempre causam grande comoção ao grupo Paracaju, porque faz-nos sentir de fato na presença de Deus, e tal sensação é difícil até de ser mensurada em palavras, é preciso apenas sentir.
       Sem sombra de dúvidas, foi uma mensagem maravilhosa que nos fora transmitida naquela tarde. Pode ser que os duendes, alhures citados, talvez nunca tenham sua existência confirmada, sendo apenas belo folclore de outro país. Mas, com relação ao fato de nossa querida amiga Fabiana ser capaz de evangelizar em todo e qualquer lugar, disto não resta qualquer dúvida.
        Em nome do Grupo Paracaju, que me confiou resenhar este dia, deixo o nosso Muito Obrigado.
                                                                        
                       Helder de Carvalho

3 comentários:

  1. Indiscutivelmente, a mais perfeita síntese do dia!!! Amo ler seus textos Helder!! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nuh... o texto diz tudo o que foi a reunião! Parabéns a Fabiana por tudo que nos falou e ao Helder pelo dom de descrever tudo o que presenciamos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito obrigado, pessoal. Gentileza de vcs. É um prazer escrever para o blog =].
    Agora me ensinem como comento nisso sem ser no 'Anônimo', tentei selecionar os perfie e nada deu certo ¬¬.
    Helder

    ResponderExcluir