quarta-feira, 30 de maio de 2012

26/05/2012 - Pentecostes

Mais um sábado chegou e Deus permitiu que o Paracaju estivesse reunido, muitas pessoas doando o melhor sentimento de viver a amizade, união, carinho e serviço pelo outro e para Deus, sentimentos estes especiais que o grupo proporciona a cada reunião e  Deus permite  porque verdadeiramente sabe o quanto estarmos juntos partilhando louvores, risadas, alegrias e mesmo momentos sérios são importantes para cada alma e para o coração.
 No último dia 26/05 para engrandecer esta partilha, recebemos uma pessoa de extrema sabedoria e humildade: o Zé Maria, cristão comprometido com o serviço e abençoado por Deus com uma família de base sólida nos preceitos de Deus, transformadora de pequenos momentos em grandes acontecimentos, quanta sabedoria! Ele nos falou sobre o dia de Pentecostes, explicando sobre a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo como também sobre a essência de viver a verdadeira intimidade com o Espírito Santo, afirmando mais uma vez que somos templo dele e como tal devemos ser a melhor moradia habitada por ele.
Encerrou com o filme que mostrou uma sensibilidade fantástica, que nos emocionou e ao mesmo tempo nos colocou a pensar o quanto o talento depende de cada um e pode acontecer quando somos  e vivemos o templo do Espírito Santo o qual opera maravilhas em nossas vidas.

Maíla Oliveira

terça-feira, 22 de maio de 2012

19/05/2012 - Espiritualidade Jovem

A reunião do grupo Paracaju do dia19/05 foi ótima. Como de costume tivemos nossos momentos de louvor, oração, formação e partilha. Recebemos a alegre visita da equipe de Liturgia do EAC da Paróquia Nossa Senhora da Piedade que se juntou a nós para também se abastecer desse “remedinho” semanal que são as reuniões do grupo.
Nesta reunião Liliane nos falou sobre a ESPIRITUALIDADE JOVEM, onde pudemos aprender mais sobre o que seria essa espiritualidade e como vivência-lá nos tempos atuais. Tema esse que mexe com a juventude cristã, onde nos perguntamos, “Posso fazer a diferença no mundo?”, “É possível evangelizar?”, “De que forma?”.
Vimos que é possível mesmo com nossa pequenez, com nossa miséria, com nossa espiritualidade por menor que seja evangelizar outras pessoas inclusive outros jovens. E não é preciso fazer algo extraordinário para este fim, devemos ser esses evangelizadores do nosso próprio jeito de ser, nosso jeito jovem, santos de calça jeans, vivendo as alegrias próprias da nossa idade, com disposição, aventura, coragem, enfim com nossas atitudes de pessoas normais que estejam no mundo, saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos, promovendo a santidade aonde quer que estejamos. Também chegamos à conclusão que tudo na vida começa dentro da própria casa, então que tal começarmos a evangelizar dentro de nossa família? Com um bom dia, um sorriso sempre disposto no rosto, uma face que resplandeça Cristo?
É como dizia o nosso saudoso Pe. Léo - “É preciso ter uma meta, e a nossa meta é muito grande. Quem se acostuma com coisa pequena não pode ir para o céu. O céu é para quem sonha grande, pensa grande, ama grande e tem a coragem de viver pequeno. Isso é o céu.” Eis aí o segredo, ter coragem de viver pequeno, ter a coragem de nos diminuir para que Cristo apareça em nós, ser pequeno com a consciência de que somos melhores que ninguém, a coragem da humildade, mas sempre pensando grande, acreditando que podemos e devemos ser instrumentos, canais da graça de Deus na vida de outras pessoas, que podemos evangelizar, que podemos fortalecer a nossa fé e exercê-la de uma forma ativa cada dia mais. Cristo conta conosco!

“Jovem, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.” 1 Jo2,14

Camila Jorge

terça-feira, 8 de maio de 2012

05/05/2012 - Santo Sudário

Neste sábado, dia 05/05/2012, tivemos mais uma reunião do grupo Paracaju. Foi um momento muito especial, pois além de matarmos as saudades que sentimos uns dos outros durante a semana, cheia de trabalhos e estudos, tivemos a feliz visita de alguns de nossos queridos irmãos Cursilhistas da cidade de Florestal, os quais são sempre muito bem vindos e acrescentam muito com suas presenças às nossas reuniões.
Como de costume, a reunião inicia-se com um animado Momento de Louvor, para aquecer nossos corações para o momento que estava por vir, e ainda espantar um pouco do frio que acomete nossa cidade nesta época do ano. Pois bem, a reunião em si trazia em seu bojo um tema muito importante, e que sempre deixa dúvidas e provoca polêmicas entre cristãos e não-cristãos, qual seja, o Santo Sudário.
O Santo Sudário, de acordo com a tradição cristã, é o manto com o qual Jesus foi envolvido após sua morte. Muitos mistérios cercam este artefato. Para nos falar deste assunto polêmico e maravilhoso, tivemos a visita de nossa amiga Alexsandra, que usando seus dotes de professora, prendeu a atenção de todos de maneira amável e interessante, tanto pelo tema quanto por sua própria presença e propriedade de suas palavras.
Prosseguindo a explanação, vimos detalhes interessantíssimos, como os estudos científicos feitos sobre o tecido, que mostraram que a perfeição da imagem é tamanha que nenhum artista seria capaz de produzir algo semelhante, dada a textura e consistência do mesmo. Além disso, há resquícios de pólem no tecido, porém trata-se de pólem de flores que só existem na região de Israel, na região onde Jesus fora crucificado, robustecendo ainda mais o fato daquele ser mesmo o sudário utilizado para velar o corpo de Jesus.
Vimos também como alguns contestam o mesmo ao longo dos tempos, seja ao afirmar que um tecido não suportaria tanto tempo sem deteriorar-se irrecuperavelmente, ou por acreditarem ser apenas uma mancha causada pelo tempo, seja por exames realizados através da tecnologia de Carbono – 14, os quais supostamente indicariam uma idade diferente daquela que acreditamos ter este sudário. Mas em que pese a idiossincrasia da ciência e daqueles que acham que tudo pode ser resumido e explicado por cálculos e estudos, o Santo Sudário é um apanágio da Fé, e desta forma está acima das ciências humanas, não por estudos serem irrelevantes, ao contrário são sim de suma importância, mas por se tratar de Fé, o acreditar e ver Jesus ali naquele tecido basta para preencher e sanar as dúvidas de nossos corações.
Depois disso, tivemos mais um momento especial, onde o membros do grupo, reunidos em uma roda, trocavam de lugar para interagir com alguém com quem não tivesse ainda familiaridade e partilhar um pouco de suas vidas, em seguida, levantavam-se um a um e abraçavam algum dos outros presentes, instruídos pela palestrante a abraçar "aquele que estivesse com cara de precisar de um abraço de Nossa Senhora", ou seja cheio de ternura e compaixão, causando assim um dos momentos mais emocionantes da história do grupo Paracaju.
Por fim, um momento musical, onde foram tocadas diversas músicas evangelizadoras, com o intuito de provocar uma reflexão e renascer a confiança daqueles que por ventura, estivessem tristes ou desanimados de seus sonhos, concluindo-se tudo com a entrega de um pequeno coração a cada participante da reunião.
Indubitavelmente, foi uma reunião especial. Talvez alguém pudesse insinuar que houve algum desvio do tema principal ao final... Por mais importante que seja o Santo Sudário, e todos os fatos e mistérios históricos que o cercam, seria impossível encerrar o assunto em uma humilde reunião semanal de jovens Cursilhistas.
O Santo Sudário é importantíssimo, por ser o manto que envolveu Jesus após sua morte, e tem gravado para sempre sua face em seu tecido. Mas, data venia, no momento em que fizemos nossa partilha, professando nossa fé e abraçando-nos sem parar, pudemos sentir-nos envolvidos pelo próprio Cristo, e essa sensação é simplesmente incomparável e impossível de mensurar em palavras..
Em nome do grupo Paracaju, o nosso muito obrigado à Alexsandra, e aos amigos e irmãos Cursilhistas de Florestal que aqui estiveram. O Paracaju estará sempre de braços abertos para recebê-los.


Helder de Carvalho

quinta-feira, 3 de maio de 2012

28/04/2012 - Santidade

Neste último sábado em nossa reunião, recebemos a visita de nosso grande amigo Luiz Gustavo, recém-formado em Ciências Biológicas e que agora reside na cidade de Araxá, onde está caminhando a uma vida a serviço de Cristo. Ele falou um pouco sobre a vida em santidade, usando como exemplo São Domingos Sávio.

Porque São Domingos Sávio?

São Domingos Sávio além de ser um santo JOVEM, o qual nos remete a nossa condição, é patrono do PARACAJU, e segundo o que foi contado, logo após a escolha, Padre Lisboa presenteou o grupo com um quadro com a imagem do santo.

Este santo surge em um cenário onde Turim - Itália estava passando por uma grave epidemia de cólera, na época da revolução industrial que trouxe consequências drásticas ao país, diante disso Dom Bosco reúne vários jovens em um oratório, com o intuito de evangeliza-los e educa-los. Dentre esses jovens estava São Domingos Savio, que se destaca pelo seu grande desejo de ser santo.

“ Antes morrer do que pecar !" (São Domingos Sávio)

Com Dom Bosco, São Domingos aprende que para ser santo era preciso 3 coisas: ser alegre, cumprir seus deveres, e amar ao próximo, o que nos levou a refletir sobre como podemos ser jovens santos nos dias de hoje.


Larissa Fernandes