sexta-feira, 15 de junho de 2012

09/06/2012 - Corpus Christi

Para todos que acessam o blog do Paracaju Grupo de Jovens, sejam bem vindos. Essa semana fui convidado para falar um pouco sobre o que aconteceu nesse dia da reunião. Primeiramente iniciamos a reunião com a oração inicial e logo após com um momento de louvor para animar todos os participantes.
Logo em seguida a palestrante do dia Fabiana Paulino iniciou com o tema proposto a ela, Corpus Christi. 
Primeiramente ela introduziu uma dinâmica no grupo em que três participantes escolhidos pela palestrante, um de cada vez com os olhos vendados tinham que descobrir somente através do tato e do olfato quem eram outros três participantes também escolhidos pela palestrante. A moral da dinâmica é que nós precisamos conhecer mais uns aos outros, procurar observar mais o nosso próximo e aprender mais com eles.
Depois da dinâmica Fabiana Paulino fez uma reflexão sobre o tema proposto. Ela contou sobre o Milagre de Lanciano em que um monge basiliano duvidou que a hóstia e o vinho eram realmente o Corpo e o Sangue de Jesus, e durante uma celebração o monge viu a hóstia e o vinho converter-se em carne viva e sangue vivo e que depois de muitas análises até a ciência deu uma resposta segura e definitiva a respeito do Milagre Eucarístico de Lanciano com os dizeres “Et Verbum caro factum est”, que quer dizer “E o Verbo se fez Carne”.
Fabiana Paulino também falou sobre o mandamento de Jesus “Amará a Deus e ao teu próximo como a ti mesmo”, onde nós muitas das vezes não conseguimos amar ao nosso próximo, pois, primeiramente não conseguimos amar a nós mesmos, ou seja, nós só conseguiremos amar ao nosso próximo quando nós amarmos a Deus e a nós mesmos.
Para finalizar Fabiana também falou sobre o amor tão grande de Jesus para com nós. Jesus não queria nos deixar e então Ele encontrou um jeito de ficar próximo da gente que foi através da Eucaristia instituída na Santa Ceia, através do Seu Corpo e Seu Sangue.
Concluindo Fabiana disse que muitas graças são alcançadas durante a consagração na santa missa e que Jesus é nosso amparo e nunca nos abandonará.
Agradeço ao grupo Paracaju que me permitiu falar um pouco sobre a reunião deste dia.
Frederico José

Um comentário:

  1. Eu e André não fomos nesse dia, mas com essa postagem pude sentir como se estivesse la... Bjinhos!

    ResponderExcluir