quarta-feira, 11 de julho de 2012

07/07/2012 - YOUCAT

Dia Nacional do Catecismo Jovem

Na reunião do dia 07 de julho de 2012, nosso grupo teve um momento importante de formação e reflexão: O Dia do Catecismo Jovem. Nesse dia, jovens de todo o Brasil estavam reunidos em todas as capitais do país, a idéia foi promover a divulgação desse novo instrumento de evangelização proposto pela Igreja aos jovens. Foi oportunidade de retomarmos a história do surgimento do Catecismo Jovem (YOUCAT), através das palavras do Papa Bento XVI em sua carta aos jovens, conhecermos a estrutura do livro, organização, abordagem de temas e conteúdo, através da produção de um painel temático de fotos e palavras-chave. Finalmente, fizemos uma discussão sobre como divulgar mais o Youcat no próprio grupo, na comunidade de fé e também pela internet, além de sugerir temas a serem trabalhados no Encontro do catecismo Jovem na Jornada Mundial da Juventude em 2013.


Algumas informações interessantes sobre o YOUCAT:


- O YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude e foi lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes para atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das JMJ, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.
- Papa Bento XVI diz aos jovens: “Este catecismo não fala ao vosso gosto, nem vai pelo facilitismo. Na verdade, ele exige de vós uma vida nova. Ele apresenta-vos a mensagem do Evangelho como uma «pérola preciosa» (MT 13,46), pela qual se tem de dar tudo. Peço-vos, portanto: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”


- O livro está organizado da seguinte forma:


1) Perguntas e respostas, numeradas de 1 a 527
2) Respostas curtas e precisas com referências ao Catecismo da Igreja
3) Textos explicativos, com exemplos, para facilitar a compreensão
4) Referência a outras questões do YOUCAT (números no final do texto)
5) Referências ao Catecismo da Igreja Católica
6) Citações da Bíblia Sagrada, santos ou grandes pensadores




Luiz Gustavo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário