sexta-feira, 9 de novembro de 2012

03/11/2012 - Reflexão sobre o Canto das Írias

“O CANTO DAS ÍRIAS”
Será mesmo uma reunião “improvisada” ou providência (carinho) de Deus para nós?

Esta reunião, foi iniciada com um momento de oração muito bonito feito pela Érika onde somos recebidos por Deus da forma em que nos encontramos. Seja do jeito que for. Pra Deus não importa. Ele te recebe do jeito que você se encontrar.
O Fell deu continuidade ao nosso encontro daquele dia dizendo que havia improvisado o vídeo Para nossa reunião que aquele dia não aconteceria. Pois visitaríamos uma comunidade próxima de Pará de Minas que nos convidou. Porém a reunião dessa comunidade havia sido cancelada em cima da hora. 
Portanto, Deus tem planos maiores e melhores que os planejados por todos. E sabe usar muito bem de alguém que se dispõe a “improvisar” repentinamente o nosso encontro desde dia.
Muitos devem estar se perguntando como nós o que significa e do que se trata “O Canto das Írias” e o Fell nos explicou tudo isso, aguçando ainda mais nossa curiosidade. 

Abaixo encontra-se na íntegra essa explicação:


Há uns seis anos atrás tive um sonho… Nele, estava em uma encosta, muito fria, no meio de muitas árvores. Eu havia caído e estava no chão. Atrás de mim havia um celeiro e por trás dele, um rio congelado. Lembro que no sonho comecei a ouvir um canto agudíssimo que gerava em mim um misto de medo e desejo.
Comecei então a ver por entre as árvores virem atrás de mim um número sem fim de feras, algumas rastejavam lentamente, outras vinham a cavalo veloz e agressivamente. Quanto mais elas chegavam perto de mim mais eu entrava em pânico, mas o seu canto não permitia eu me mover e fugir… Quando elas estavam bem perto de mim e ia tocar o me corpo… Eu acordei.
No mesmo instante corri peguei papel e caneta e não só escrevi todo o sonho como desenhei as feras e de alguma forma que eu não sei explicar como eu sabia o nome delas, no final do desenho escrevi: Írias. Tive uma grande certeza que o Senhor estava colocando pra fora do meu inconsciente uma figura que de alguma forma me ajudaria muito a entender a ação da graça de Deus na minha vida. O que não imaginava no momento é que esta figura ajudaria não apenas a mim mais a muitos outros a conhecerem a Deus e a si mesmos.
Foi a partir deste dia que eu comecei a escrever
Como surgiu o canto das írias? 
O que é uma “Íria”?
Há cerca de uns cinco anos exatamente eu escrevo o Canto das Irias. Na verdade trata-se de um livro que ainda não foi publicado. A apresentação Teatral que tornou o roteiro conhecido é apenas o Capitulo das Origens do livro, isto é, o conto inicial. Depois dele seguem seis capítulos com histórias distintas ambientadas todas no contexto das Írias. Para ser adaptado para teatro e para um tempo de mais ou menos 30 minutos e teve que ser bastante resumido.

Depois de muitas pessoas me dizerem que procuraram em toda a internet referências sobre o que é uma Íria e não encontraram nada, resolvi pessoalmente dar algumas definições para que os próximos que fossem procurar as pudessem encontrar. Acho que uma definição sempre vai empobrecer,resumir,desvendar o mistério. Mas depois de ouvir tantas pessoas acredito que seja positivo dar uma base,apenas uma direção que de forma alguma se propõe a resumir ou definir, mas acredito que apenas dar elementos para que você possa chegar as suas próprias conclusões a partir de sua experiência pessoal com O Canto das Írias.

Muitos imaginam que se trata de algo que já existia e foi simplesmente usado no contexto do espetáculo do roteiro que surgiu, mas não! O termo ÍRIA como é usado no espetáculo é totalmente original tanto noque diz respeito à construção da palavra quanto no seu significado próprio.
Sim mais até agora você ainda não disse o que é uma Íria! Calma! Esse processo faz parte… Mas vamos à uma definição:
O que é uma “Íria”?
Íria é todo homem que abandonando o uso da razão, de sua capacidade de fazer escolhas livres,conscientes, maduras e responsáveis… Perde sua capacidade de amar, tornando-se escravo de suas áreas mais superficiais, perdendo-se de sua profundidade quanto a pessoa. Restringindo a sua existência a uma perspectiva unicamente natural [animal] como se tudo fosse esta terra e este tempo e só.


Então depois que terminou a apresentação o Fell nos convidou a um momento de partilha sobre o tema apresentado... Mais o que aconteceu!? Foi exatamente o contrário... rs... Seguiu-se de um momento de silêncio sepulcral e reflexão... Realmente o vídeo mexeu com todos. Cada um a seu modo em algum momento. Muitos estavam emocionados durante ou ao final da “apresentação improvisada”. Após alguns segundos (que pareciam eternos) naquele silêncio total... A única coisa que eu consegui dizer foi: É! Acho que este momento é mais de reflexão pessoal do que de partilhas...   Então o silêncio foi quebrado, por algumas risadas que diziam: Isso mesmo! Novamente aquele silêncio... Onde era visível que o objetivo do vídeo havia sido mais que atingido! Sua mensagem chegou até os corações ali presentes. Então o Fell começou a dar início ao encerramento da reunião, para que os últimos recado e avisos fossem dados. Foi então que alguém resolveu iniciar o momento de partilha. E alguns participaram com suas poucas palavras. Porque não havia muito realmente o que se dizer.
Eu sinceramente não consegui dizer traduzir em palavras o sentimento que o vídeo gerou em mim, acredito que talvez tenha sido um pouco o caso de todos, que partilharam e até mesmo dos que não partilharam. Então apenas citei a passagem do vídeo que mais mexeu comigo por que de fato a apresentação é toda muito interessante. Muito mesmo! Então do que se trata uma “Íria” não é muito de se explicar e sim de se abrir para sentir.
Mais já deixo claro que cada um, em seu tempo, deverá enfrentar suas feras. E de preferência passar pelo “vale da passagem” com suas dores e alegrias, mais com o olhar fixo em algo e alguém muito maior que você próprio.

Então segue abaixo o link, caso você tenha a curiosidade de sentir o que se trata uma “Íria”:

Glau Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário