quinta-feira, 16 de maio de 2013

11/05/2013 - São Domingos Sávio

Para todos que acessam o blog do grupo de jovens Paracaju, sejam bem vindos. Falarei um pouco sobre a reunião do grupo ocorrida no dia 11 de maio de 2013 no salão da paróquia São Francisco.
Primeiramente iniciamos a reunião com um momento de oração e logo em seguida o palestrante do dia, nosso amigo Luiz Gustavo introduziu o tema falando sobre São Domingos Sávio e logo em seguida deu as coordenadas de como seria o decorrer da reunião onde o tema seria trabalhado entre todos os presentes divididos em quatro grupos, que representariam quatro cenas da vida de São Domingos Sávio. O primeiro grupo representou uma cena sobre o início da vida de São Domingos Sávio, quando ele conheceu Dom Bosco, percebendo-se a partir daí um grande vínculo entre os dois, foi o início da caminhada como salesiano.
Logo em seguida, o segundo grupo encenou uma passagem em que são Domingos Sávio procura dar testemunho do perdão, isso ocorreu quando dois de seus amigos estavam brigando por causa de algumas desavenças e se ameaçando com pedras, é quando São Domingos Sávio chega e os motiva a se perdoarem mostrando Jesus na cruz e os questionando: “Jesus morreu na cruz para nos salvar e nós sermos perdoados de nossos pecados”. E vocês não podem se perdoar por essa pequena ofensa?, é quando os dois amigos acabam se perdoando.
O terceiro grupo retratou um momento em que São Domingos Sávio demonstrou sua persistência com a oração após a missa, enquanto todas as crianças do oratório estavam a sua procura, assim como Dom Bosco, depois de muito o procurarem, ele foi encontrado rezando no oratório após muito tempo que a missa já havia terminado.
O quarto grupo retratou uma cena em que Dom Bosco aconselha as crianças do oratório a procurarem ser santos, pois isso agrada a Deus. Depois de Dom Bosco e as crianças saírem do oratório São Domingos Sávio fica questionando como e o que ele precisa fazer para ser santo, é quando Dom Bosco percebe esse momento de questionamento e explica que para ser santo é preciso fazer somente três coisas, primeiramente ser feliz, a segunda cumprir com os seus deveres e obrigações e a terceira praticar o bem.
A partir de então São Domingos Sávio leva a sério essa missão até o dia em que ele no leito de morte comenta com Dom Bosco, “que nunca imaginava como era fácil ser santo”, e é essa a lição que fica para nós, procurarmos ser santos no dia a dia, sendo felizes, cumprindo com nossos deveres e obrigações e praticando o bem.
Luiz Gustavo também falou um pouco sobre o dia das mães e o mês de maio dedicado a Nossa Senhora, destacando o seu sim desde o início e nunca duvidando dos planos de Deus para ela.
Para terminar como de costume nós fizemos a oração final do grupo e a coroa simbolizando a união e em seguida fomos para a casa da Carol comemorar o aniversário do Luiz Gustavo, onde nos divertimos muito.
Agradeço ao grupo Paracaju a oportunidade de falar um pouco no blog sobre a reunião ocorrida nesse dia.

Frederico José

Nenhum comentário:

Postar um comentário