quinta-feira, 1 de maio de 2014

26/04/2014 - Festa da Misericórdia

Para todos aqueles que acessam o blog do Grupo de Jovens Paracaju, sejam todos bem vindos. Essa semana fui convidado para falar um pouco sobre a reunião ocorrida no dia 26 de abril de 2014, cujo tema foi A Festa da Divina Misericórdia. 
Primeiramente, Ana Paula Santos fez a oração inicial e passou a palavra para Henrique Duarte fazer uma reflexão inicial cuja a mensagem era a seguinte: “Na nossa vida nós devemos fazer o possível para ajudar a todos da melhor forma possível e partilharmos as nossas qualidades com nossos irmãos, pois desta forma quando nos encontrarmos com Deus, poderemos olhar para trás e visualizarmos que a nossa estadia aqui na terra não foi em vão e nós deixamos um legado bacana para as gerações futuras.” Essa reflexão foi partilhada por todos os que estavam presentes na reunião e logo em seguida fizemos uma oração para a palestrante do dia Alexandra que iria falar sobre o tema proposto. Alexandra falou sobre Santa Faustina que está totalmente ligada a Festa da Divina Misericórdia e tinha diálogos constantes com Jesus que lhe orientava sobre como ela deveria agir em sua vida religiosa. Foi Jesus quem inspirou Santa Faustina de como deveria ser a Imagem da Divina Misericórdia que nós temos hoje. Santa Faustina ofereceu sua vida a Deus em sacrifício pelos pecadores, a fim de salvar as suas almas, e faleceu no dia 5 de outubro de 1938 com fama de santidade, tendo apenas 33 anos de idade, dos quais 13 anos foram de vida religiosa. Santa Faustina foi canonizada em 18 de abril de 1993, em Roma pelo Papa João Paulo II. Alexandra falou sobre o cuidado que nós devemos ter para não servir a dois senhores e ficarmos em cima do muro, pois essa situação não agrada a Deus, e que nós procuremos zelar constantemente pela humildade e evitar o ego quando formos elogiados. Pra finalizar Alexandra nos orientou a rezarmos o terço da Divina Misericórdia às 3 horas da tarde, pois é um grande desejo de Jesus. Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro. Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. Portanto alegremo-nos em Jesus e exultemos, pois ele nos convida, na eucaristia, a superar o medo e acolher o dom da paz e da reconciliação do Ressuscitado presente em nós. Depois cantamos a música O Céu se Abre: Vem Espírito Santo! Com teu poder, tocar meu ser, fluir em mim. Pra finalizar foram dados os avisos e fizemos a oração final e a tradicional coroa que simboliza a união do Grupo Paracaju. Agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre a reunião desse dia. Tenham todos uma excelente semana.


Frederico Oliveira

quinta-feira, 24 de abril de 2014

19/04/2014 - Páscoa

Na reunião do dia 19/04/2014 no grupo Paracaju, foi falado da Páscoa.
A páscoa "Páscoa" vem do hebreu Pessach, que significa "passagem", festa celebrada há mais de dois mil anos, para lembrar o êxodo dos judeus do Egito, depois de trezentos anos de escravidão.
Para os cristãos, essa é a mais importante das datas cristãs. É comemorada em todas as partes do mundo e simboliza alegria, recomeço, nova vida e sentido do sacrifício, em razão de outra passagem: a ressurreição de Jesus Cristo.
A páscoa significa a mudança de vida, é renascimento de Jesus no coração de cada um de nos, traduzindo é vida renovada!!


Henrique Duarte

terça-feira, 15 de abril de 2014

12/04/2014 - Pós Cáritas

Na Reunião Pós Cáritas do dia 12 de abril de 2014, tivemos uma reflexão de como foi a nossa semana, se tem como vivermos o Cáritas todos os dias, se gostamos do encontro, os pontos fortes e fracos, valores que nos acrescentaram. O Cáritas nos tocou de uma forma inexplicável, alguns sendo nos últimos minutos do encontro. O Cáritas é o Mandamento do Amor, Deus não limita o amor a ninguém. “Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado”. Deus não desiste de você, porque você desistiria de si mesmo? Já imaginou quantas vezes Deus tem te pedido algo e você tem dito hoje não “amanhã”, já notou quantas vezes Deus pede para você renúncia, coisas que não lhe edifica e você diz: Hoje não Amanhã! Lembre-se o dia de amanhã só a Deus pertence e não sabemos o que será o nosso amanhã, então seja o que for que você tenha que fazer, faça hoje. Feliz é aquele que entrega seus planos a Deus, deixando o Espírito Santo soprar o seu vento, deixando o Pai nos abraçar, para que Ele possa abençoar!! É no deserto de nossas vidas que aprendemos que nunca estamos só, é lá no deserto que descobrimos o quanto é maravilhoso estar pertinho de Deus, se hoje você se encontra no deserto aproveite o momento e se aproxime mais de Deus por que onde você esta não é o fim mais sim o começo de uma nova experiência sua com Deus. A sua prisão não é eterna, vai passar, quem crê jamais desiste de cantar, porque toda vez que uma canção é transformada em oração, um terremoto vem anunciar que sempre vale a pena adorar!!

Abra o seu coração, tenha esta receita em mente, não a deixe de usar!

Ingredientes:
- 1 lugar escondido/secreto
- 1 Bíblia
- Você. Leve o coração.

Modo de preparo:
Abra a Bíblia e o coração. Derrame o coração no lugar escondido, despejando porções da Bíblia de acordo com a necessidade. Deixa que Deus aqueça o fogo. Deixe que Ele esfrie a cabeça quente, e misture tudo com sua habilidade que vem desde a eternidade. Despeje as mágoas, os desabafos, a amargura. Não tem problema se queimar um pouco, ou se demorar a ficar pronto. Vocês têm todo o tempo que precisam. Se faltar um pouco de doçura, acrescente. Acrescente, e deixe Deus temperar.
Obs: No final das contas, o banquete sempre é por conta Dele.


Thaís Altivo

quarta-feira, 9 de abril de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

08/02/2014 - Show de Prêmios - Projeto Bola de Gude

DOAÇÃO, palavra simples e que tem um significado enorme. Nada mais é do que o é o ato de dar um bem próprio a outra pessoa,de coração, sem buscar nada em troca. O reflexo da doação é como um jogo de bolas de gude, sempre haverá algo ou alguém que será atingido. E neste caso cito que varias pessoas serão atingidas pela “doação” do nosso trabalho como garçons e garçonetes no Show de Prêmios que ocorreu neste fim de semana, com um o proposito... Ajudar um projeto que tem como objetivo, proporcionar uma vida melhor a quem precisa. O versículo Mateus 25:35-40 retrata muito bem o verdadeiro sentido do amor ao próximo através do ato de doar: “Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”. São em pequenos atos, que vemos a presença de Deus em nossas vidas. E através do sorriso destas crianças é que percebemos que ao doarmos um pouco de nosso tempo, nossa disposição, nosso fim de semana, o retorno será para nos mesmos.  Isso é o que nos motiva a participar cada vez mais de eventos como este.

E para fecharmos com chave de ouro essa boa ação, nos embalamos com a musica do movimento de cursilhistas...

De Colores, 
De Colores é a primavera florindo caminhos.
De Colores, 
De Colores são todas as flores são os passarinhos. 
De Colores,
De Colores é o arco-íris, caminho de luz... 
Venham todos que este é o caminho, 
cantemos louvores a Cristo na Cruz ... 
Viva a vida! 
Faz o mundo ficar mais bonito no seu coração. 
Viva a vida! 
E desperta na fé ardorosa de ser bom cristão. 
Todos juntos, 
De mãos dadas, nas mesmas estradas, eu sou teu 
irmão... 
De mãos dadas nas mesmas estradas, 
nas mesmas estradas, eu sou teu irmão


Maísa Baeta

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

01/02/2014 - Dom Bosco

Na reunião do grupo de jovens  Paracaju do dia 01/02/2014, foi falado da vida de João Bosco "Dom Bosco" João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora se chama Castelnuovo Dom Bosco) a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens. Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Durante um tempo foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou toda a espécie de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música. Queria vivamente ser sacerdote. Dizia: "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". A Divina Providência atendeu os seus anseios. Em 1835 entrou para o seminário de Chieri.
Em 1846 estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato etc. Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores. Em 1859 fundou com os seus jovens salesianos a Sociedade ou Congregação Salesiana. Com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação da juventude feminina. Em 1875 enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul. Hoje Dom Bosco se destaca na história como o grande santo Mestre e Pai da Juventude. Embora tenha feito repercutir pelo mundo o seu carisma e o sistema preventivo de salesiano, que é baseado na Razão, na Religião e na Bondade, Dom Bosco permaneceu durante toda a sua vida em Turim, na Itália. Dedicou-se como ninguém pelo bem-estar de muitos jovens, na maioria órfãos, que vinham do campo para a cidade em busca de emprego e acabavam sendo explorados por empregadores interessados em mão-de-obra barata ou na rua passando fome e convivendo com o crime.
João Bosco quando via crianças brigando nas ruas, ele não separava e nem entrava no meio da briga, ele falava algumas palavras de bondade e a briga acabava.
Nesta historia da vida de João Bosco, temos muito que refletir, porque antes de julgar essas pessoas que estão no mau caminho, devemos procurar ajuda- las, pois não sabemos o que as levaram a esse caminho, pois todos merecem uma chance!!

DOM BOSCO SE RESUME EM DUAS PALAVRAS:  BONDADE E CARIDADE!


Henrique Duarte

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

25/01/2014 - Homenagem Padre Roberto

Neste dia o Grupo Paracaju homenageou Padre Roberto que vai se mudar da cidade. Obrigado ao Padre Roberto pelo carinho que sempre teve com os jovens de Pará de Minas.

Cáritas 2012
Ana Paula Santos

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

18/01/2014 - Batismo

Para todos aqueles que acessam o blog do Grupo de Jovens Paracaju, sejam todos bem vindos. Essa semana fui convidado para falar um pouco sobre a reunião ocorrida no dia 18 de janeiro de 2014, cujo tema foi O Batismo. A reunião foi ministrada pelo nosso amigo Marcelo que falou com bastante propriedade sobre o tema. Nós iniciamos o encontro pedindo em oração pelo palestrante da noite, logo em seguida ele introduziu o tema falando que quando uma criança é batizada, ela é apresentada como novo membro da comunidade de Deus, o batismo é o selo que marca essa criança, assim como a certidão de nascimento reconhece uma criança perante a sociedade. 
Marcelo explicou todo o ritual do batismo, iniciado pela missa e a apresentação da criança, o sinal da cruz, a invocação dos santos, a unção com o óleo, a profissão de fé, a água, a veste branca, a vela, a éfeta e a consagração à Nossa Senhora e o certificado que serve como recordação desse momento tão importante na vida de toda criança, e foi levado para todo o grupo ver o óleo do batismo, um exemplo do certificado e da certidão de batismo, que é exigida quando uma pessoa vai se casar ou se tornar padre.
Ele também citou o quanto é importante escolher bem os padrinhos da criança já que a igreja não permite que pessoas em segundo casamento, sejam padrinhos, pois eles têm que dar exemplo de acordo com o que diz a Igreja Católica, os padrinhos são quem ajudarão os pais a educar as crianças na fé cristã e também na falta deles.
Por isso é importante que nós afilhados valorizemos, cuidemos e sempre rezemos por nossos padrinhos, pois eles têm grande importância na nossa história como cristãos, e nós, quando um dia formos padrinhos de alguma criança que nós possamos também dar bom exemplo pra elas, e quando nós tivermos nossos filhos, possamos escolher bem aqueles que nos ajudarão a educá-los na fé cristã.
Marcelo passou três vídeos deixando três importantes mensagens para todos como cristãos e como pessoas da comunidade. A primeira mensagem era de um trecho do filme Clique que nos mostra que nós devemos valorizar, cuidar e estar próximos das pessoas a nossa volta enquanto elas estão aqui, principalmente nossos pais que precisam tanto de nossa atenção e as vezes num mundo tão corrido, nós esquecemos de estar mais próximos deles e curti-los mais. O segundo vídeo deixou a mensagem que não importa a situação, nos momentos mais difíceis, quando achamos que não tem mais jeito e que tudo está perdido, Deus nunca nos abandona e sempre está conosco para nos amparar e proteger.
Já o terceiro vídeo deixou uma mensagem com a música Campeão de Chitãozinho e Xororó, para que nós valorizemos mais a nossa vida, pois muitas pessoas com muito mais dificuldades que nós dariam tudo para estar em nosso lugar e a cada dia são verdadeiros exemplos para a sociedade e como diz a música “O destino está em suas mãos, sua força é a corrente que move a nação. Você já é um campeão.”
Para finalizar o tema houve um momento de partilha, onde todos puderam expor suas opiniões, e quem levou fotos, roupas e outras lembranças do batismo mostrou para todos os membros presentes verem.
Por fim os representantes do Cursilho de Divinópolis que visitaram nosso grupo se apresentaram como novos membros da coordenação e esporam suas ideias e projetos, também foram dados os avisos sobre a missa do grupo e a gincana da pastoral da juventude.
Encerramos assim mais uma reunião fazendo a oração final e os pedidos em especial e pedindo a Deus que abençoe nossa semana e pra fechar com chave de ouro a tradicional corrente que simboliza a união do Grupo Paracaju.
Agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre a reunião desse dia.
Tenham todos uma excelente semana.



Frederico Oliveira

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

11/01/2014 - Planos para 2014

Em nossa reunião do dia 11 de janeiro, tivemos um momento especial: hora de estar junto com os amigos, estar em oração e refletir sobre nossas expectativas, metas e anseios para o novo ano que se inicia.
A reflexão foi conduzido por Fell, que chamou a atenção de todos com vídeos e músicas e sensibilizou a turma para um planejamento de 2014 na presença de Deus. Cada um teve a oportunidade de escrever uma “carta” para si mesmo, falando sobre seus planos para esse ano. No final do ano, todos receberão suas cartas pelos correios. Espero que 2014 seja um ano repleto de saúde, muitas realizações e crescimento de todos nós, nossas famílias e aqueles que amamos.


Luiz Gustavo Franco