terça-feira, 8 de maio de 2012

05/05/2012 - Santo Sudário

Neste sábado, dia 05/05/2012, tivemos mais uma reunião do grupo Paracaju. Foi um momento muito especial, pois além de matarmos as saudades que sentimos uns dos outros durante a semana, cheia de trabalhos e estudos, tivemos a feliz visita de alguns de nossos queridos irmãos Cursilhistas da cidade de Florestal, os quais são sempre muito bem vindos e acrescentam muito com suas presenças às nossas reuniões.
Como de costume, a reunião inicia-se com um animado Momento de Louvor, para aquecer nossos corações para o momento que estava por vir, e ainda espantar um pouco do frio que acomete nossa cidade nesta época do ano. Pois bem, a reunião em si trazia em seu bojo um tema muito importante, e que sempre deixa dúvidas e provoca polêmicas entre cristãos e não-cristãos, qual seja, o Santo Sudário.
O Santo Sudário, de acordo com a tradição cristã, é o manto com o qual Jesus foi envolvido após sua morte. Muitos mistérios cercam este artefato. Para nos falar deste assunto polêmico e maravilhoso, tivemos a visita de nossa amiga Alexsandra, que usando seus dotes de professora, prendeu a atenção de todos de maneira amável e interessante, tanto pelo tema quanto por sua própria presença e propriedade de suas palavras.
Prosseguindo a explanação, vimos detalhes interessantíssimos, como os estudos científicos feitos sobre o tecido, que mostraram que a perfeição da imagem é tamanha que nenhum artista seria capaz de produzir algo semelhante, dada a textura e consistência do mesmo. Além disso, há resquícios de pólem no tecido, porém trata-se de pólem de flores que só existem na região de Israel, na região onde Jesus fora crucificado, robustecendo ainda mais o fato daquele ser mesmo o sudário utilizado para velar o corpo de Jesus.
Vimos também como alguns contestam o mesmo ao longo dos tempos, seja ao afirmar que um tecido não suportaria tanto tempo sem deteriorar-se irrecuperavelmente, ou por acreditarem ser apenas uma mancha causada pelo tempo, seja por exames realizados através da tecnologia de Carbono – 14, os quais supostamente indicariam uma idade diferente daquela que acreditamos ter este sudário. Mas em que pese a idiossincrasia da ciência e daqueles que acham que tudo pode ser resumido e explicado por cálculos e estudos, o Santo Sudário é um apanágio da Fé, e desta forma está acima das ciências humanas, não por estudos serem irrelevantes, ao contrário são sim de suma importância, mas por se tratar de Fé, o acreditar e ver Jesus ali naquele tecido basta para preencher e sanar as dúvidas de nossos corações.
Depois disso, tivemos mais um momento especial, onde o membros do grupo, reunidos em uma roda, trocavam de lugar para interagir com alguém com quem não tivesse ainda familiaridade e partilhar um pouco de suas vidas, em seguida, levantavam-se um a um e abraçavam algum dos outros presentes, instruídos pela palestrante a abraçar "aquele que estivesse com cara de precisar de um abraço de Nossa Senhora", ou seja cheio de ternura e compaixão, causando assim um dos momentos mais emocionantes da história do grupo Paracaju.
Por fim, um momento musical, onde foram tocadas diversas músicas evangelizadoras, com o intuito de provocar uma reflexão e renascer a confiança daqueles que por ventura, estivessem tristes ou desanimados de seus sonhos, concluindo-se tudo com a entrega de um pequeno coração a cada participante da reunião.
Indubitavelmente, foi uma reunião especial. Talvez alguém pudesse insinuar que houve algum desvio do tema principal ao final... Por mais importante que seja o Santo Sudário, e todos os fatos e mistérios históricos que o cercam, seria impossível encerrar o assunto em uma humilde reunião semanal de jovens Cursilhistas.
O Santo Sudário é importantíssimo, por ser o manto que envolveu Jesus após sua morte, e tem gravado para sempre sua face em seu tecido. Mas, data venia, no momento em que fizemos nossa partilha, professando nossa fé e abraçando-nos sem parar, pudemos sentir-nos envolvidos pelo próprio Cristo, e essa sensação é simplesmente incomparável e impossível de mensurar em palavras..
Em nome do grupo Paracaju, o nosso muito obrigado à Alexsandra, e aos amigos e irmãos Cursilhistas de Florestal que aqui estiveram. O Paracaju estará sempre de braços abertos para recebê-los.


Helder de Carvalho

Um comentário:

  1. Obrigado pessoal! Sempre é uma honra participar deste grupo maravilhoso. Nós de Florestal estaremos sempre presente agora, se Deus assim nos permitir. Mesmo de apenas participando de 2 encontros (seguidos), podemos dizer que Amamos este grupo. Daniel, Zélia, Hudson, Laís e Lucas.

    ResponderExcluir