terça-feira, 24 de abril de 2012

21/04/2012 - Maria

Maria veio nos visitar!

Recebemos alegremente a visita de Maria, através da Tia Nívia, que falou sobre a importância e a dimensão do mistério a qual Nossa Senhora esta mergulhada.
“Pra vocês quem é Maria? Qual a importância dela para vocês? O que ela transmite para vocês? Para que possamos, começar a entender eu gostaria que entendesse quem é Maria. Maria é mãe de Jesus, esposa do Espírito Santo e filha amada de Deus. Portanto ela também esta totalmente mergulhada no mistério da Divina Trindade. Não temos como separá-la nem explicar tão grande mistério. Como podemos alcançar bênçãos e graças por intercessão dela. Devemos conversar mais com Maria para criarmos intimidade com ela. Pois ela sendo mãe, também conhece os filhos, sabe seus defeitos, qualidades e fraquezas. Sabe nos acolher sem julgar. Devemos aprender com ela a sermos fortes. Fortes nas tribulações, fortes para dizermos não ao namoro desregrado. Porque não é fácil gente, ter um namoro santo no mundo de hoje. Decidir entre qual dos pretendentes seria melhor namorar... Existem coisas no namoro que devem ser vividas, experimentadas no casamento. A Castidade no namoro é uma difícil e grande prova de amor. Pois aqueles que sabem passar por este tempo de espera, na verdade, estão se preparando pra ser fortes em muitas outras situações no tempo de casado. Pois aquele que não consegue controlar suas vontades antes do casamento, irá dar conta de controlar depois, ser fiel, enfrentar uma doença, uma situação financeira difícil depois de casado? E a velhice? Será que aquele que não aprende a esperar antes, irá saber esperar depois? Devemos pedir a Maria que nos ensine a sermos fortes como ela. E que interceda por nós junto a Deus. Devemos abraça-la Maria também e nos deixar receber o carinho, o colo dessa mãe tão querida. Muitas vezes é Maria que nos pega pela mão e nos leva até Jesus.”
Jesus quis nos dar a sua mãe, no momento da sua crucificação. Ele poderia não ter feito isso mais Ele quis fazer, teve mais um ato de ternura, carinho e de infinito amor para com o mundo, mas principalmente com sua mãe naquele momento de dor terrível para Maria, que alí aos pés da cruz de Jesus, passava pela maior dor de sua vida sem dúvida, a dor de perder O FILHO. Acredito que não exista dor maior para uma mãe. Perder um filho seja por que motivo for. Vocês, já pararam para pensar que o filho que perde os pais fica órfão, se tem um nome a essa situação. E os pais que perdem um filho se tornam o que? Não tem um nome pra essa dor não gente. Será por quê? Imagina a dor de Maria, que sabia que havia gerado O Salvador? Provavelmente ela não fazia ideia que seria daquela forma tão cruel. Presenciar cada passo de seu filho até o calvário? Pensa que fortaleza era ela gente!? Eu fico imaginando o sofrimento daquela mãe. Maria naquela altura, já devia estar com o coração tão dilacerado, mais tão dilacerado... Ela poderia ter se revoltado né? E escolhido não amar da forma que nos amo hoje. Mais a sabedoria dela foi muito além e transcende as explicações humanas. Então Jesus na sua misericórdia divina, providencia naquele momento uma forma de ajudar, amparar e amenizar a dor de sua mãe e filha (Observem a grandeza e profundeza insondável do mistério de Deus para conosco. Mãe, filha e esposa- tudo junto em uma única mulher - Maria). Então, Jesus fala para sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho.” Depois diz ao discípulo: “Eis aí tua mãe.” (João 19: 26,27) Então João a leva embora com o privilégio que Jesus confiou ao discípulo, de proteger, amparar sua mãe. E quem são os discípulos de hoje? Você? Eu? Nós? Ao agir dessa forma, Jesus mostrou um amor afetuoso com sua mãe e mostrou o desejo de honrá-la. Foi um admirável exemplo de amor filial e aí surgina prática o mandamento que diz: “Honrar teu pai e tua mãe.”
O que fica desta visita tão de Maria é entender um pouco mais da dimensão do mistério que Maria esta diretamente envolvida. E que da mesma forma que somos acolhidos por ela, também nós, a devemos acolher. Pois não há como separá-la de tão grande mistério. E na atitude de Jesus, Ele deixa claro que sua mãe, possui a condição de filha também, e que portanto precisa de amparo. Pois ela também era humana como nós. E ela nos ama com profundo amor. E está disposta a nos ajudar, proteger, acolher e interceder por nós. Lembremo-nos ainda que o 1º milagre de Jesus foi feito por intercessão de sua mãe nas bodas de Caná na Galiléia, quando o vinho acabou na festa. Com isso ela nos ensina a sermos humildes, e levarmos nossos problemas a Jesus. Ela assume a condição de mãe, de que ela não tinha o poder de resolver aquela situação sem Jesus. Mas ela tinha consciência que podia interceder junto a Jesus para que Ele resolvesse. E se ela interveio por aqueles filhos que estavam na festa, porque não intercederiam por nós filhos estando ela junto de Deus hoje? A minha mãe já faleceu, mas para você que tem pai e mãe. Quando vocês pedem algo para o pai de vocês e ele esta, “osso duro de roer” (irredutível) você “apela” então para quem intermediar por vocês? Para a mãe de vocês não é? E muitas das vezes o algo que tinham pedido ao pai e que não foi atendido. Foi à mãe intermediar que muitas vezes o seu pedido foi atendido. Estou errada? Então faça o mesmo com Nossa Senhora. Ela é MÃE.




Glau Chaves

Um comentário: