terça-feira, 23 de abril de 2013

20/04/2013 - O Jovem e os novos tempos

A juventude tecnológica

                No último sábado, dia 20 de abril de 2013, tivemos mais uma reunião do grupo Paracaju. Desta vez o tema em voga foi um assunto muito presente em nossas vidas: a tecnologia, com foco especial nas Redes Sociais, seus benefícios, problemas, desafios e como nós jovens podemos conviver de uma forma saudável e cristã neste mundo tecnológico.
            O nossos amigos Felipe Souza (Fell), Vanessa, Karen, Lecyandro, Érika Freitas e Ana Paula compuseram o grupo responsável por esta reunião e apresentaram-nos um divertido show, nos moldes dos ridículos programas de auditório que infestam a televisão brasileira, mas com uma diferença: o que nos foi apresentado tinha sim um grande conteúdo, que valeu muito a pena assistir.
            O tema foi então abordado de uma forma dinâmica e construtiva, onde todos os presentes foram convidados a participar de um debate, justamente sobre a tecnologia, onde vimos imagens e manifestamos nossas opiniões sobre elas. Mas que tipo de imagens? Simples, uma série de imagens aleatórias com mensagens compartilhadas pelas pessoas no Facebook. Vamos relembrar um pouco delas?
            A primeira imagem que vimos tratava-se da propaganda de uma cervejaria que reproduziu a imagem do Cristo Redentor, com uma temática miserável e alcoólatra. Basicamente, reproduziram o mar como um grande depósito de cerveja e o Cristo Redentor foi representado por um abridor de garrafas gigante.
            Esta imagem foi amplamente vinculada na mídia e compartilhada na rede social alhures mencionada. Mas por quê? Acharam-na criativa? Bonita? Penso que não trata-se disto. Trata-se do fato do povo brasileiro estar afundado em uma “cultura” que tenta a todo tempo dizer-nos que a felicidade é embebedar-se sem controle, a ilusão patética de que este é um estilo de vida divertido. Enquanto isso, temos cervejarias cada vez mais ricas e pessoas, de espírito, cada vez mais pobres.
            “Na falta de amor e carinho... Cachaça, cerveja e vinho”? Será que é assim que funciona mesmo? Que tal, ao invés de “Cachaça, cerveja e vinho”, respeito próprio e dignidade para aguardar até o dia em que uma pessoa decente seja atraída por seu altruísmo e aproxime-se de você?
            A segunda foto era uma criança segurando um revólver com uma frase sobre ciúmes. O que dizer sobre isto? Ciúmes, em uma pequena dose, é algo doce, faz a pessoa sentir-se querida. Em uma dose alta é um transtorno que demanda ajuda profissional. Mas partilhar a imagem de uma criança segurando uma arma de fogo, instrumento de tirar vidas, não é doce e nem bonitinho, é simplesmente doentio.
            Em seguida a foto de duas mulheres trajando apenas calcinhas e pequenas blusas, incitando quem visse a escolher uma e curtir ou compartilhar... Por quê? “O que é bonito é pra se mostrar”? A pornografia é uma triste realidade da sociedade hodierna. Compartilhá-la não o tornará mais homem, apenas mostrará que é um alienado.
            A internet está repleta disto, para quem quiser ver, inclusive crianças. Por quê compartilhar tais coisas? Sexo não é algo ruim, é a consequência da relação de duas pessoas que gostam uma da outra. Por que banalizar e expor como se fosse um produto?
Aliás, o que pode ser mais encantador em uma mulher do que sua pureza, ideias e sorriso?  
            Por fim chegou uma imagem para qual justamente este que vos escreve foi convocado para manifestar a sua opinião: Uma previsão astrológica... Ah, a astrologia, os signos... O que será que os astros tem a dizer-nos sobre o futuro? NADA!
            Muitas pessoas tendem a acreditar que suas vidas são regidas pelos signos. Em outras palavras, acreditam que seu futuro foi traçado quando nasceram pela posição dos corpos celestes no espaço e a atração gravitacional que estes exercem. Seriam sinais de trânsito celestes a indicar-nos a direção?
            O mundo está cheio de pessoas fracas, covardes que não tem coragem de enfrentar sua realidade e lutar para mudá-la. Ficam apegando-se a asneiras como signos para justificar seus fracassos pessoais e achar que o dia seguinte será melhor, pois “o planeta Saturno estará exercendo uma atração sobre a constelação de câncer, o que significa que é um bom momento para buscar um novo amor...”. Se não fosse trágico, seria cômico.
            E como é desagradável conversar com uma pessoa que prende-se aos signos, usam até para tentar explicar a libertinagem e o mau caráter de algumas pessoas. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a “mulher de Escorpião é uma grande amante” ou o “homem de Leão é um ser dominante”?
            Uma curiosidade interessante: No momento do nascimento a atração gravitacional que o corpo do médico exerce sobre o bebê é muitíssimo maior do que de qualquer planeta ou estrela. Será que meu signo é o médico então? Não faz sentido, faz? Por que o horóscopo faz então? Por que previsões absolutamente vagas, genéricas, feitas assim de propósito para encaixarem-se a vida de qualquer pessoa fariam algum sentido? Sabe por que horóscopos são publicados em revistas de fofocas sobre celebridades? Porque são tão inúteis e fúteis quanto estas revistas.
            No jargão da internet usa-se, pejorativamente, a palavra Poser para designar a pessoa que finge ser o que não é. Por exemplo, pessoas que ouvem um conjunto musical apenas por estar na moda e não por gostarem da música em si. Nesta seara de tecnologias e Redes Sociais eu penso: Como uma pessoa que vai à missa, reza e recebe o corpo de Cristo, a sagrada Eucaristia, acorda no dia seguinte e vai consultar o horóscopo? Só pode ser um “Cristão Poser”! Cristão que segue horóscopo... Pergunto-me o que virá depois disto, talvez, “Cristão que é a favor do aborto?”
            Cuidado: se você não pensar por si mesmo, alguém pensará por você e o resultado será trágico. 

                        Os seres humanos podem conhecer o futuro por meio da revelação de Deus em sua palavra, fora disso é só especulação. – Daniel 2:26-47                       

            Por fim, fizemos uma partilha onde todos do grupo expuseram suas opiniões sobre o tema. Conversamos sobre os rumos da tecnologia, vimos os seus lados bons e ruins. E esta tecnologia não é de todo o mal. Ao contrário, é sim possível aproximar-se e conhecer pessoas que podem agregar muito a sua vida, seja amizade, ajuda nos estudos e até mesmo amor.
            Mas há sim um lado terrível, os perigos aos quais são expostas as crianças, facilmente ludibriadas por pedófilos e bandidos. É imprescindível acompanhar o que elas acessam na internet. Bem como é desnecessário induzir o precoce acesso à tecnologia, para preservar sua infância e evitar coisas medonhas como a terrível erotização precoce (afinal, quem de nós nunca viu no Facebook meninas jovens se exibindo em fotos no banheiro?).
            A tecnologia tem muito a oferecer, é verdade. Mas, por si só, ela é inútil. Como exemplo disto temos o Japão: não há país mais avançado tecnologicamente... E também não há país onde o índice de suicídio entre jovens seja tão alto... Por quê? Porque o computador não supre a solidão, não cura a depressão, não conforta como um abraço, não é doce como um beijo e, principalmente, não substitui o amor.
            Em suma, foi uma reunião maravilhosa. Pudemos todos aprender muito sobre como Portar-nos frente à tecnologia e, principalmente, como fazer dela um instrumento de evangelização. Não somos nós que devemos adequar-nos à situação e engoli-la sem pensar, ao contrário, devemos lutar para fazer de tudo isto algo melhor, proveitoso e permeado de esperança para as próximas gerações tecnológicas.    

Helder de Carvalho   

3 comentários:

  1. It can also diagnose your check motor light-weight. For instance,
    code 55 will be 5 flashes, a quick pause,
    and 5 extra flashes.

    Feel free to visit my homepage :: bestoftimes.ning.com

    ResponderExcluir
  2. Wow, fantastic blog structurе! How lengthу have
    you been blogging for? you madе running a blog glance easy.

    The whole look of your sitе is fantastic, lеt alonе the cοntent!


    My blog post mouse click the up coming post

    ResponderExcluir
  3. I ѕtarteԁ using Grеen Light
    uρ now fоr on the month. I have been а heaνy ѕmoke enthuѕiast for Τhirty fivе yеaгs іngеѕting агound
    Α couple оf pаcks each day average. Mу personal mothеr
    that I аlso got Grеen Smoκe ωith regard tо has
    bеen smoking cigarettеѕ for thе last 65 yeаrs!



    Here iѕ mу website http://amigosdivebelize.com/index.php?option=com_blog&view=comments&pid=95683&Itemid=0

    ResponderExcluir